No dia 2 de setembro, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene no Plenário em homenagem aos CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores), lojas e aos Clubes de Tiro do estado.
A cerimônia foi proposta pelo deputado Tito Barichello e contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre elas os representantes da Família Artigas, que foi homenageada com vários diplomas individuais e ao Artigas Clube de Tiro, por sua relevância e importância no cenário estadual.
Durante a sessão foi enaltecida a prática desportiva, a idoneidade dos praticantes do esporte e a honestidade daqueles se propõem a adquirirem armas de fogo. Não é demais frisar que para a prática desportiva ou obtenção de licença para aquisição de arma de fogo, é preciso demonstrar que o pretendente não possui antecedentes criminais, que tem endereço fixo, que exerce atividade lícita, e ainda que está apto psicológica e tecnicamente, por intermédio de exames rigorosos.
A mesa da sessão solene foi composta por diversas personalidades de destaque, incluindo Cristiano Castelli, presidente da Associação CACs Paraná; Adriano Silva Piecarz, coordenador do Movimento Proarmas no Paraná; Filipe Palmas, advogado especialista em legislação armamentista e proprietário do Clube de Tiro Savana; e Marluz Lacerda Dalledone, advogado especialista em Direito Penal.
Além das homenagens individuais, representantes de diversas associações, clubes de tiro e lojas do setor também receberam diplomas de reconhecimento pela relevância para o estado do Paraná.