Na tarde de ontem, dia 09/03/2023, o sócio fundador Marcelo Nogueira Artigas, representando a Confederação Brasileira de Tiro Prático, participou da Audiência Pública sobre o Decreto Presidencial 11.366/2023, por proposição do Deputado Delegado Tito Barichello. O evento foi realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná em Curitiba e contou com a presença de diversas autoridades, atiradores, empresários, donos de clubes de tiro e interessados no tema.
Na mesa, como membro palestrante, o Vice Presidente da Região Sul, Marcelo Nogueira Artigas comentou sobre o Grupo Unidos Pelo Tiro Esportivo e a CBTP, como entidade formal de administração de várias modalidades esportivas nacionais e internacionais. Foram apresentados os números de atletas, federações e clubes vinculados à CBTP. Para demonstrar a importância do esporte no âmbito internacional, foram evidenciadas as conquistas no ano de 2022 (Pan Americano, Mundial e Ranking de medalhas presidenciais).
Quanto ao Decreto Presidencial 11366/2023, foram colocadas objeções quanto à suspensão da venda de insumos para recarga de munições e solicitada a intervenção dos Deputados paranaenses, para apoiar e atuarem em prol da imediata liberação da venda dos referidos componentes.
Outro ponto, foi o quantitativo de munições atualmente previsto, demonstrando-se que a quantia é irrisória para a quantidade de competições nacionais, estaduais e locais previstas para o ano em curso, exemplificando-se com a recente etapa do campeonato brasileiro de IPSC ocorrida em Viamão, que em um único evento foi consumida metade da cota anual prevista pelo Decreto.
Para Marcelo Artigas, a Audiência Pública foi uma excelente oportunidade de mostrarmos que o tiro desportivo está sendo sufocado pelas medidas restritivas em vigor, que o debate é importantíssimo e que há necessidade de alteração imediata dos novos regramentos, sob pena de graves prejuízos para os atletas.